Desinsecta Fechar

Clima quente e chuvoso favorece aparecimento de escorpiões

As temperaturas quentes e chuvosas são as melhores condições climáticas para o aparecimento de um dos mais venenosos animais invertebrados, o escorpião. Isso acontece porque são nessas épocas que os escorpiões saem procurando abrigo em lugares secos, e a sua casa pode ser o refúgio perfeito.

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é o que tem mais presença nas residências e é também o que causa mais acidentes. A picada desse invertebrado pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, seu veneno é neurotóximo e age no sistema nervoso periférico. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

De acordo, com o Ministério da Saúde, só no estado de São Paulo em 2017, foi registrado mais de 21 mil casos de acidentes com escorpiões.

Esse tipo de animal se alimenta principalmente de baratas, e mesmo sem se alimentar, eles podem sobreviver por um tem prolongado.

Sua reprodução pode chegar até trinta embriões, costumam-se reproduzir em boas condições de calor e alimentação. A maturidade ocorre entre 1 a 3 anos de idade e algumas espécies podem chegar até 10 anos de vida.

Os principais cuidados tomados são:

  • Vede as frestas, vãos, buracos e ralo
  • Use telas de proteção
  • Mantenha o quintal sempre limpo e com a grama aparada
  • Não acumule restos de materiais de construção

Se atente também na hora de sacudir camisas, calças e sapatos.

A contratação de uma empresa especializada para a dedetização dos quintais e parede é a forma mais correta de evitar a presença dos indesejados.

Os mais predispostos aos riscos fatais do ataque do animal são as crianças e os idosos, caso alguém for picado pelo escorpião amarelo, leve imediatamente a pessoa até um posto de saúde ou hospital para iniciar o tratamento.

Não corra riscos, chama a Desinsecta para deixar sua casa protegida!

Voltar