Desinsecta Fechar

Saiba como deixar sua casa mais protegida contra os ratos

Na tv e nos filmes os ratinhos protagonizam vários personagens fofinhos, mas essa praga urbana pode transmitir direta e indiretamente sérias doenças aos seres humanos.

Os ratos urbanos são encontrados nos telhados, ruas e esgotos da cidade, portanto evita-los dentro de casa é muito importante.

As espécies sinantrópicas comensais, a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus), e o camundongo (Mus musculus), são particularmente importantes por terem distribuição cosmopolita e por serem responsáveis pela maior parte dos prejuízos econômicos e sanitários causados ao homem.

A ratazana, também conhecida como rato de esgoto, rato marrom, rato da Noruega, gabiru, etc., é a espécie mais comum na faixa litorânea brasileira. Vive em colônias cujo tamanho depende da disponibilidade de abrigo e alimento no território habitado, podendo atingir um grande número de indivíduos em situações de abundância alimentar.

O rato de telhado, também conhecido como rato preto, rato de forro, rato de paiol, rato de silo ou rato de navio é o roedor comensal predominante na maior parte do interior do Brasil, sendo comum nas propriedades rurais e pequenas e médias cidades do interior.

O camundongo, também conhecido por mondongo, catita, rato caseiro, rato de gaveta, rato de botica, muricha e ainda por outras denominações regionais, é a espécie que atinge maior nível de dispersão, sendo encontrado praticamente em todas as regiões geográficas e climáticas do planeta.

Para deixar sua casa mais protegida contra esses roedores, a melhor maneira é evitar que elas sejam atraídas para dentro de casa e claro, armazenar os alimentos corretamente. Além disso, vede bem as portas, colocando soleiras, e deixando seu lixo em um lugar alto e com tampa.

Evite também a manter entulho no quintal, pois pode servir de casa para os ratos.

No caso dos camundongos, as ratoeiras é uma boa opção, elas devem ser colocadas em cantos ou junto ás paredes.

E lembre-se sempre, a Desinsecta é especializada em desratização e está sempre pronta para deixar sua casa protegida.

Voltar