Tipos de pulgas
Há muitas espécies de pulgas, mas a maior parte tem entre 2 e 3 mm de comprimento e cor vermelha ou castanha.
As pulgas adultas perfuram a pele dos mamíferos e das aves para se alimentarem de sangue e as larvas alimentam-se da matéria orgânica que costuma existir em tapetes e roupa de cama, sendo que uma boa higiene pode atrasar o ciclo de vida delas.
Os casulos das pulgas podem permanecer em estado latente durante mais de dois anos e são despertados pelas vibrações causadas pelos passos das pessoas.
É comum as infestações de pulgas manterem-se latentes numa casa vazia e despertarem apenas quando a casa volta a ser habitada.
As picadas de pulga apresentam um ponto escuro pequeno e uma área avermelhada à volta. O inchaço provocado é menor do que nas picadas de muitos outros insetos. Uma pulga costuma picar duas ou três vezes na mesma área para procurar sangue.
A picada de pulga sente-se imediatamente, mas não é particularmente dolorosa. A coceira resultante da reação do corpo é que causa desconforto.
Mantenha as pulgas longe da sua residência
Se possui animais de estimação, é essencial impedir que as pulgas se instalem nos tapetes e na roupa de cama:
- Aspire os tapetes e os objetos onde os animais de estimação dormem para remover as pulgas e os ovos delas. Tenha cuidado quando abrir o saco do aspirador, pois as pulgas ainda estarão vivas. Descarte-o logo em seguida.
- Lave os objetos onde os animais de estimação dormem, como cobertores ou mantas, todas as semanas e de preferência acima de 50 °C para matar as pulgas.
- Tenha cuidado quando transportar roupas de cama, tapetes, etc., para evitar espalhar os ovos das pulgas.
- Considere colocar as camas dos animais de estimação em locais sem tapetes ou carpetes.