Muitos ainda acreditam que as pessoas que vivem em centros urbanos estão livres de ataques de escorpiões. Grande erro. Especialistas afirmam que assim como formigas, baratas e outras pragas, os escorpiões têm mostrado grande adaptabilidade e estão se tornando espécies urbanas.
Escorpiões são aracnídeos aterrorizantes para a maioria das pessoas. Além da aparência, o veneno que destilam pode causar problemas como dores fortes, paralisia e até gangrena de partes do corpo. Se uma picada de escorpião atingir pessoas suscetíveis como crianças e idosos, pode até matar. Não é recomendado deixar escorpiões chegarem muito perto de seu ambiente.
Poucas pessoas sabem o que fazer quando encontram um escorpião em sua casa, estabelecimento comercial ou indústria. Mesmo o perfil e os hábitos desse aracnídeo (da família das aranhas) são pouco conhecidos. Basta participar de uma discussão nas mídias sociais sobre o assunto para ser inundado com diferentes dicas sobre como detê-los. Mas nem todas as “dicas” funcionam na hora de resolver uma infestação.
Todos os escorpiões são venenosos?
Todas as espécies têm ferrões e, portanto, veneno. No entanto, a gema é mais comumente encontrada em espaços urbanos, podendo atingir até sete centímetros de comprimento e possui um veneno que pode ser fatal.
Como esse animal está cada vez mais presente nas cidades, o número de ataques também é maior. A situação pode se complicar ainda mais tendo em vista o constante e intenso aumento das temperaturas, principalmente durante o verão. De fato, eles se alimentam principalmente de insetos, como baratas e formigas, que também aparecem em maior proporção nesta época do ano.
Como evitar escorpiões?
1) Elimine a água parada
Escorpiões adoram umidade. Por isso, procuram locais que tenham fontes de água. É importante verificar se há água parada e vazamentos em seu ambiente. Não só o escorpião, mas também outras pragas podem ser atraídas por este elemento.
2) Feche rachaduras e fendas, especialmente em torno de portas e janelas onde possam acessar seus arredores
Deixe seu ambiente vedado contra a entrada de animais peçonhentos como escorpiões. Podem entrar pelo chão ou até mesmo por janelas, se estas estiverem próximas a árvores e outros locais que facilitem o acesso do animal.
3) Inspecione regularmente armários, armários e outros locais escuros
Escorpiões podem entrar ao seu redor e você pode nem perceber! Se sua área tem incidência de escorpiões, vale a pena prevenir com uma inspeção diária. Conheça os locais que podem servir de abrigo para escorpiões.
4) Remova ervas daninhas, detritos e entulho ao redor
Outros abrigos de escorpiões são áreas externas com acúmulo de material. É importante deixar a área bem limpa e sem esconderijos para escorpiões.
5) Escorpiões se alimentam de outros insetos como grilos e baratas
Elimine esses insetos do seu ambiente, pois são fontes de alimento para os aracnídeos. Um dos elementos que atraem as pragas urbanas é sua alimentação, que garante a sobrevivência e proliferação da espécie. Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o suprimento de comida do escorpião é exterminá-lo (ou detetizar) anualmente. Além de eliminar o escorpião, também reduz a oferta de alimentos (outros insetos). Contrate uma empresa especializada para realizar este serviço. Entre em contato conosco.
Voltar