Tipos de formigas
Há milhares de espécies de formiga diferentes, mas as mais comuns são:
Formiga Lava-pés – Presente em todo o Brasil essa formiga, cientificamente conhecida como Solenopsis saevissima, é considerada, do Oiapoque ao Chuí, uma praga no ambiente urbano.
Essas formigas respondem por 35% das picadas de insetos em humanos: com a mandíbula cortam a pele da vítima e injetam veneno com propriedades tóxicas, que provoca dor intensa. Além de dolorida, o seu ataque provoca bolhas, alergias e até choque anafilático. As picadas nunca são solitárias. Em questão de segundos, sobem rapidamente e em quantidade pelas pernas das pessoas.
Diferente de outras espécies, que pela restrição de recursos e de alimentação não encontram tudo o que necessitam para a sua sobrevivência em centros urbanos, as formigas lava-pés prosperam muito em cidades.
As formigas lava-pés são predadoras vorazes. Elas se aproveitam de restos de alimentos variados, à disposição no ambiente. O próprio lixo gerado é grande fonte de recursos. Nos jardins, elas se alimentam da fauna de insetos.
Formiga de Jardim – as formigas obreiras medem 4 a 5 mm e a rainha pode medir até 15 mm. As rainhas põem os ovos durante a primavera em ninhos que geralmente fazem no solo ou no interior das paredes de tijolos. A formiga de jardim é atraída por alimentos doces e libera feromônios para marcar um percurso que lhe permite voltar ao ninho e que conduz as outras formigas às fontes de alimento.
Formiga Faraó – as formigas operárias medem 1,5 a 2 mm e a rainha entre 4 e 6 mm. Tanto as operárias como a rainha são castanhas-amareladas. A formiga faraó provém dos trópicos e necessita de calor artificial para conseguir sobreviver e reproduzir-se. É mais comum encontrá-la em grandes edifícios aquecidos, como hospitais, hotéis e blocos de apartamentos. Como esta formiga se alimenta principalmente de alimentos em decomposição, é portadora dos germes com que entra em contato nos locais onde se alimenta.
Formiga do Fogo – as operárias medem 3 mm e a rainha até 6 mm. Estas formigas são castanhas-avermelhadas e vivem em colônias de 100.000 formigas ou mais. Cada colônia é liderada por uma rainha que deposita entre 150 e 200 ovos por dia. As formigas do fogo vivem em montículos de até 60 cm de altura que costumam construir em espaços abertos. As formigas do fogo ferroam tanto animais como pessoas e a ferroada delas pode ser extremamente dolorosa.
Formigas Cortadeiras – As formigas cortadeiras são as saúvas (gênero Atta) e quenquéns (gênero Acromyrmex), elas possuem o hábito de cortar e transportar vegetais para dentro dos ninhos. Cortando folhas de plantas, inclusive as cultivadas, a formigas cortadeiras causam perdas econômicas vultosas à agricultura e à pecuária, porque diminuem ou aniquilam a produção.
SAÚVAS
Os formigueiros (sauveiros), são formados por terra solta na superfície do solo (murunduns) e pelo acúmulo da terra retirado pelas formigas das câmaras (panelas). Neste monte de terra solta são encontrados orifícios (olheiros) onde são observadas as saúvas em atividade.
As saúvas operárias apresentam 3 pares de espinhos dorsais e tamanhos variados, o tamanho das saúvas pode variar entre 12 e 15 mm de comprimento.
QUENQUÉNS
Seus ninhos são pequenos, geralmente apresentando uma única panela, cuja terra solta aparece ou não na superfície do solo. Algumas espécies fazem o ninho superficialmente coberto de palha, fragmentos e resíduos vegetais, enquanto outras fazem o ninho subterrâneo. As quenquéns operárias possuem 4 a 5 pares de espinhos dorsais e o tamanho de uma quenquém pode variar entre 8 e 10 mm de comprimento.
Mantenha as formigas longe de sua residência ou empresa
As formigas invadem ambientes em busca de alimentos.
Para mantê-las distantes, faça o seguinte:
- Tampe sempre os alimentos – nunca se sabe por onde andaram as formigas antes de passearem por cima dos seus alimentos!
- Limpe imediatamente todos os vestígios de alimentos ou líquidos que deixar cair.
- Limpe as áreas que ficam debaixo dos eletrodomésticos de cozinha para remover todos os vestígios de alimentos.
- Certifique-se de que todas as lixeiras têm tampas. Mantenha todos os resíduos de alimentos bem fechados ou tapados.
- Assim que os seus animais de estimação acabarem de comer, limpe tudo imediatamente para que não fiquem vestígios de alimentos.
- Vede todos os possíveis acessos na estrutura do imóvel.