DesinsectaFechar

Aranhas

Tipos de aranha

Aranha armadeira (Phoneutria sp) – Considerada a mais agressiva do mundo, a armadeira ergue-se apoiada sobre as pernas traseiras e salta sobre o agressor, que muitas vezes é atacado sem saber. Costuma viver em locais onde existem bananeiras, lenhas, telhas e tijolos empilhados e terrenos baldios. Tem hábitos noturnos e não tem moradia fixa podendo entrar em residências e, ao amanhecer, abrigar-se em sapatos, botas e roupas.

Seu veneno atua direto no sistema nervoso central.

Aranha marrom (Loxosceles sp) – É a aranha brasileira que possui veneno mais ativo. Tem uma coloração marrom esverdeada, seu corpo total raramente ultrapassa os 3cm. É uma espécie de aranha doméstica, encontrada em locais escuros, quentes e úmidos como quina de pias, rachaduras de parede, livros, telhas e tijolos empilhados. Tem como característica a teia similar a um chumaço de algodão. Seus acidentes ocorrem quando ela penetra dentro da roupa e, ao vestir, são pressionadas e picam. Produzem dor pouco intensa no momento da picada, mas entre 12 a 24 horas após, ocorrem bolhas no local da picada, escurecimento e necrose na pele. Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele.

O tratamento da picada requer soroterapia específica e acompanhamento médico.

Aranha doméstica comum (Pholcus phalangioides) – Apresentarem pernas muito longas, corpo pequeno e circular. Produzem grandes teias irregulares nos cantos de paredes, teto ou atrás de móveis. Não possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas para o ser humano.

Aranha de parede (Selenops spixi) – Vivem atrás de armários, quadros de parede, bibliotecas. Alimentam-se de outros insetos domésticos como aranhas menores, traças, mocas, etc. Não possuem glândulas de veneno, sendo inofensivas ao ser humano.

Aranha de jardim (Lycosa sp) – As aranhas de jardim são pouco agressivas e têm hábitos diurnos. O animal adulto mede entre 2 a 3 cm de corpo e 5 a 6 cm de envergadura de pernas. Esta espécie não faz teia. Facilmente encontradas perto do peitoril das janelas pelo lado externo, tentando entrar na residência para se proteger do frio. A picada é dolorida, mas, normalmente, não evolui para casos mais graves.

Mantenha as aranhas longe da sua residência ou empresa

As aranhas entram nas casas na maioria das vezes no outono, quando procuram um local quente para passar o inverno.

Há várias formas de prevenir acidentes com aranhas em sua casa:

  • Aspirar o chão regularmente.
  • Remover as teias que encontrar.
  • Preencher as frestas e pequenos vãos das paredes e os espaços debaixo das portas para impedir a entrada.
  • Afastar os potenciais refúgios de sua casa, como pilhas de lenha e de outros materiais.
  • Utilizar iluminação que seja menos atrativa para os insetos que as aranhas comem.
Voltar
Whatsapp