DesinsectaFechar

Escorpiões

Tipos de escorpião

Os escorpiões são animais venenosos, mas pouco agressivos. São predadores e alimentam-se principalmente de  insetos e, principalmente, baratas. Com hábitos noturnos, os escorpiões se escondem durante o dia em locais quentes, escuros e úmidos, como cascas de árvore, pedras, troncos podres, madeiras empilhadas, entulhos, telhas e atrás de móveis. Muitas espécies vivem em áreas urbanas e encontram abrigo e alimentação dentro e próximo das casas. Os escorpiões entram nas casas principalmente pelas redes de esgoto sanitário e fluvial, instalações elétricas e telefônicas, fosso de elevador ou frestas. Também podem acompanhar materiais de construção e jardinagem.

No Brasil, as espécies mais comuns são:

Escorpião-marrom ou Escorpião-preto (Tityus bahiensis) – Mede 6 cm de comprimento, tem coloração muito escura e patas castanhas. Esta espécie é responsável, no Brasil, pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos em áreas rurais.

Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) – Encontrado no Sudeste do Brasil, e a principal espécie que causa acidentes graves. Possui pernas e cauda na cor amarelo-clara, e o tronco escuro. Mede até 7 cm de comprimento.

Mantenha os escorpiões longe de sua residência ou empresa

  • Verifique o nível de infestação de pragas (ex. baratas) que estejam atraindo o escorpião para a área social ou urbana, e execute tratamento para esta praga;
  • Remova telhas, galhos, madeiramento e qualquer tipo de entulho nas proximidades das residências e empresas;

Entre em contato com uma empresa de controle de pragas profissional para avaliar e corrigir este problema.

Voltar
Whatsapp